“Os indicadores, antes não monitorados pelos mestres, passaram a fazer parte de suas rotinas.”
"Construtora mais legal de Curitiba" engaja mestres de obras na entrega de 7 projetos com excelência em 2024.
80,3%
Taxa de Aproveitamento
O Desafio
De acordo com Marciele Oliveira, Gerente Administrativa e de Fiscalização de Obras, os mestres ficavam muitas vezes distantes de discussões estratégicas e do monitoramento dos indicadores.
Uma vez que os mestres de obras são "Last Planners" (últimos planejadores), atuando como ponte entre a engenharia e a linha de frente, sendo responsáveis diretos pelas equipes de campo, seu engajamento é crucial para garantir que os planos sejam traduzidos em ações no canteiro (estabilidade da produção) e, portanto, para o sucesso em geral das obras.
No entanto, o distanciamento desses profissionais nos objetivos e indicadores estratégicos compromete a eficiência, impactando negativamente os projetos.
Solução
Consciente do impacto do engajamento das pessoas, Rodrigo Valente, Diretor de Engenharia da Hype, juntamente com sua equipe, optou por inovar adotando a gamificação do Construgame.
Por meio da nossa solução, que explora elementos lúdicos e motivacionais, permitiu-se combinar efetivamente rotinas do Last Planner System, como planejamento semanal, e bonificações justas.
Os Resultados
- Engajamento real: os mestres, como "jogadores", tornaram-se protagonistas nos desafios diários do canteiro.
- Transformação cultural: De acordo com Marciele, gerou-se uma nova forma de pensar e agir, alinhadas aos objetivos da empresa, bem como, uma dinamicidade das obras.
- Excelência Geral: A taxa de aproveitamento das obras (prazo, qualidade, segurança, dentre outros) atingiu uma média de 80%, evidenciando o resultado tangível do comprometimento.
Galeria
Veja também
CBM é pioneira em evento Kaizen com uso do Construgame e dobra índice de melhorias aplicadas em obras.
Saiba maisComo ajudamos construtora londrinense a entregar obra pública com 25% de antecedência em relação ao prazo previsto.
Saiba mais