“A facilidade e gamificação que a plataforma trouxe foram fatores que aumentaram o engajamento!”
CBM é pioneira em evento Kaizen com uso do Construgame e dobra índice de melhorias aplicadas em obras.
78%
Se sentiram muito motivadas
46%
Melhorias em Segurança do trabalho
100%
Aumento do número de melhorias
Sinergia
A Construtora Barbosa Mello é reconhecida entre as três maiores empresas de Construção e Engenharia do país, de acordo com o anuário Valor 1000. A empresa destaca-se por integrar diferentes metodologias da engenharia, incluindo Lean. O Construgame, alinhado com princípios de excelência operacional, inovação, tecnologia e ESG, surge com grande sinergia.
O Desafio
O setor de excelência operacional já havia experimentado o uso da gamificação em evento kaizen para promoção de melhorias, experenciando os benefícios da mecânica e como a competição saudável incentiva a geração de melhorias. No entanto, contabilizar pontuações demandava muito "Homem-hora" para controle e conferência. Além disso, o antigo sistema não permitia tanta transparência.
O Pioneirismo com Construgame
Guilherme Eller foi responsável pelo exemplar projeto "Liga Kaizen" na empresa, dentro do setor de Excelência Operacional, atualmente liderado por André Darós. O setor optou por utilizar o Construgame como uma ferramenta estratégica para fomentar melhorias nas obras e promover a gamificação, com prêmios e ranking das melhores obras.
O recurso de "Replicar" melhorias foi algo inusitado na plataforma, permitindo o compartilhamento de ideias implantadas de uma obra para outra. Com isso, além de centralizarem as melhorias implantadas, possibilitou disseminá-las, com maior transparência e facilidade.
Os Resultados
- Ganhos financeiros: As melhorias implantadas em apenas 3 meses resultaram em cerca de 30 mil em ganhos anuais para a empresa, levando a um ROI significativo.
- Motivação: 78% das pessoas se sentiram muito motivadas a criar e replicar melhorias.
- Segurança do Trabalho: 46% das melhorias tiveram ganhos em segurança do trabalho.
- Melhoria de Produtividade: 56% das melhorias tiveram ganhos em produtividade.
Veja também
Como ajudamos construtora londrinense a entregar obra pública com 25% de antecedência em relação ao prazo previsto.
Saiba mais