📅
23/04/2023 às 23:34
🕑
4 min de leitura
Gamificação Impulsiona Indústria da Construção Civil
Descubra como a gamificação pode alavancar os resultados do setor
A construção civil tem se tornado um ambiente cada vez mais competitivo, exigindo que empresas do setor busquem por novas alternativas para melhorar a produtividade, engajar os funcionários e, consequentemente, aumentar a eficiência operacional. A gamificação tem se mostrado uma técnica eficaz nesse sentido, ao aplicar mecânicas e elementos de jogos em atividades cotidianas.
Essa técnica consiste na incorporação de elementos de jogos em atividades rotineiras, como missões, recompensas, rankings, pontos, tornando o trabalho mais atrativo e motivador. Esses recursos incentivam a competição saudável e a colaboração entre os funcionários.
Ao aplicar a gamificação em um sistema já existente, é possível que os usuários encontrem prazer em realizar tarefas que antes consideravam chatas e monótonas, bem como aumentar a motivação para executar outras atividades cotidianas, proporcionando-lhes algum tipo de recompensa ou senso de realização.
5 razões para implementar a gamificação na sua construtora
1. Níveis de produtividade mais altos e aumento do ROI
Funcionários motivados são mais propensos a terem resultados superiores, o que pode aumentar os níveis de produtividade da empresa e gerar maiores lucros. Mensurar o trabalho realizado é uma forma inteligente de usar a gamificação nas empresas. O critério de avaliação deve ser pautado em determinado KPI - Indicador de performance. Quando os colaboradores atingem níveis preestabelecidos, eles podem ganhar recompensas.
Por exemplo, uma construtora pode implementar um sistema de pontuação em que a equipe acumula pontos toda vez que uma tarefa é concluída com sucesso e um responsável aprova de acordo com critérios predeterminados. Como a maioria das pessoas possui um smartphone atualmente, é possível que os colaboradores utilizem seus dispositivos móveis para registrar sua performance ou acompanhar seu progresso.
Para isso, a Construgame é uma ótima opção no mercado, que pode ser facilmente adaptada para a realidade de cada empresa. Sua plataforma permite que as construtoras configurem seu próprio sistema de pontuações e recompensas. Além disso, uma das vantagens é que ela pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora, através de dispositivos móveis, tornando uma opção prática e flexível.
2. Melhora na saúde mental
A gamificação não é positiva apenas para os aspectos profissionais. Ela também faz muito bem para algumas questões relacionadas ao corpo e à mente. Quando o participante ganha a recompensa, ativa a liberação de dopamina no cérebro - o elemento que é responsável pelo bom humor. Isso acaba sendo muito útil para o gerenciamento do estresse, melhora na concentração e no bem estar geral dos colaboradores.
3. Aumento da colaboração
Os recursos de jogos também podem ser usados para incentivar a colaboração e o trabalho em equipe. Ao estabelecer metas baseadas em equipe e oferecer recompensas coletivas, a empresa pode promover uma cultura de colaboração, competição saudável e ajuda mútua entre os colaboradores. É importante lembrar que as metas em equipe são mais importantes do que individuais, uma vez que incentiva a cooperação para alcançar um objetivo comum. Além disso, os funcionários podem compartilhar conhecimentos e habilidades, aprender uns com os outros e se apoiar mutuamente, o que pode resultar em um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e com uma comunicação mais eficiente.
4. Treinamentos mais eficazes e trabalho mais seguro
Além disso, pode ser usado para melhorar a eficácia dos treinamentos. Além de simplesmente fornecer conteúdo aos funcionários, os treinamentos gamificados incentivam a participação ativa e permitem que os funcionários apliquem os conhecimentos adquiridos em situações práticas.
Alguns estudos relatam que os métodos de ensino tradicionais são repetitivos e entediantes, gerando uma incapacidade de ganhar a atenção dos alunos. Neste contexto, a gamificação vem se tornando uma importante ferramenta na abordagem para estímulos do interesse nos processos de aprendizagem.
No contexto da segurança do trabalho, o uso desses elementos também podem incentivar a adoção de comportamentos seguros no dia a dia de trabalho, por meio de desafios e recompensas relacionados à segurança. Um exemplo é o uso da plataforma Construgame para desenvolver uma estratégia focada em segurança, onde os funcionários podem cumprir desafios de segurança para ganhar recompensas e pontuações. Com isso, a empresa pode promover uma cultura de segurança mais forte, melhorando a eficácia do treinamento e garantindo um ambiente de trabalho mais seguro para todos.
5. Cultura de feedback e incentivo à melhoria contínua
Por último, também pode ser uma poderosa ferramenta no estímulo à melhoria contínua. Ao recompensar o bom desempenho e combiná-la com uma cultura de feedback constante, incentiva-se a repetição de ações bem-sucedidas e, ao mesmo tempo, motiva outros colaboradores a fazerem o mesmo. Ou seja, auxilia na criação de um ambiente em que os funcionários estão constantemente buscando melhorar e superar seus próprios limites, além de se sentirem mais à vontade para compartilhar ideias e trabalhar juntos para melhorar o desempenho geral da empresa. Ademais, ao medir o desempenho individual e em equipe, a empresa pode identificar áreas que precisam de melhorias e criar planos de ação para promover a melhoria contínua de forma estruturada.
Como visto ao longo do texto, a gamificação pode proporcionar inúmeros benefícios. Através da projeção de um cenário futuro e da definição de objetivos claros, como aumento de produtividade ou redução de custos, é possível simular o impacto que sua adoção pode ter nos resultados da sua empresa. Com base nessa definição, pode-se fazer uma estimativa do ROI - Retorno sobre Investimento.
No entanto, é crucial que a implementação da gamificação seja realizada de forma adequada e, para isso, é essencial contar com soluções especialistas no setor, como a Construgame.
Portanto, investir em gamificação de forma estratégica pode ser uma vantagem competitiva para empresas do setor da construção civil que buscam aumentar o engajamento, a produtividade e a redução de custos.
Quer saber mais sobre como aplicar a gamificação no canteiro de obras? Converse conosco!
Posts relacionados