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28/11/2023 às 21:59
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Feedback Construtivo para Equipes de Obra: Benefícios, Modelos de Feedback e Estratégias
O trabalho das equipes de obra é complexo e exige uma colaboração eficiente para que todas as tarefas não só sejam entregues, mas sejam feitas com atenção, segurança, agilidade e visando atingir a maior qualidade possível nas entregas. O feedback construtivo é parte crucial para garantir a excelência no desempenho das equipes e consequentemente das obras. Neste artigo vamos conhecer mais sobre o feedback construtivo, modelos de feedback e estratégias para implementá-los.
Benefícios do Feedback Construtivo nas Equipes de Obra
1. Melhoria Contínua
O feedback construtivo promove uma cultura de melhoria contínua. Quando os trabalhadores sabem exatamente em quais atividades têm um bom desempenho e em quais atividades precisam melhorar, torna-se mais fácil traçar estratégias para aumentar o desempenho. Essas estratégias podem envolver desde treinamentos em habilidades específicas para nivelar os conhecimentos da equipe, até uma conversa com o grupo ou pessoas específicas para resolução de problemas de relacionamento.
2. Motivação e Engajamento
Receber feedbacks construtivos aumenta o engajamento e motivação dos trabalhadores. Saber que você está em um ambiente aberto ao desenvolvimento e que pode confiar na equipe para mostrar pontos de melhoria no seu desempenho desenvolve o espírito de colaboração e sentimento de pertencimento, criando um ambiente de trabalho positivo e aumentando a retenção de talentos.
3. Resolução de Conflitos
O feedback construtivo é uma ferramenta eficaz no processo de resolução de conflitos dentro e entre equipes. Abordar problemas de forma construtiva e saber identificar pontos de melhoria nos processos da obra permite uma solução mais rápida e eficiente dos desafios interpessoais.
4. Desenvolvimento de Habilidades
O feedback construtivo oferece orientação sobre como melhorar competências técnicas e comportamentais, contribuindo para o desenvolvimento do profissional e da empresa como um todo.
Tipos de Feedback
1. Feedback Livre
O feedback livre não tem uma estrutura definida, ele pode tanto tratar pontos positivos quanto pontos a melhorar. Por isso, ele é o mais utilizado em momentos espontâneos, ou seja, fora de uma reunião formal. Utilizar o feedback construtivo de estrutura livre com frequência nos canteiros de obra é uma boa forma de manter a equipe engajada e apontar pontos de melhoria que podem ser rapidamente corrigidos.
2. Feedback SCI (Situação - Comportamento - Impacto)
Situação, comportamento e impacto são os pilares da estrutura de feedback SCI. Nessa estrutura o feedback é dado com base em uma situação específica e no comportamento do trabalhador diante da situação. Ao final, é explicitado o impacto que o comportamento do trabalhador teve, seja esse impacto na equipe, no desempenho da tarefa, na entrega ou até mesmo na organização como um todo, podendo o impacto ser positivo ou negativo.
3. Feedback CCCS (Contexto - Comportamento - Consequência - Sugestão)
A estrutura CCCS é bem parecida com a estrutura CSI, com diferença que além de explicitar o contexto, comportamento e consequência, também é oferecida uma sugestão de melhoria para a pessoa receptora do feedback.
4. Feedback Netflix (Parar - Começar - Continuar)
A estrutura de feedback Netflix leva esse nome por ser a estrutura utilizada na gigante do streaming. Esse feedback consiste em explicitar primeiro o que o trabalhador deve parar de fazer (deixando claro os efeitos negativos dessas atitudes), em segundo lugar o que o trabalhador deve começar a fazer (apontando como essas novas atitudes podem beneficiar o seu desempenho) e por último o que o trabalhador faz de positivo e deve continuar fazendo.
5. Feedback Sanduíche (Positivo - Negativo - Positivo)
A estrutura do feedback sanduíche consiste em apresentar primeiro um ou mais pontos positivos, em seguida salientar pontos negativos e que podem ser melhorados, finalizando com mais pontos positivos. Essa técnica é muito interessante por fazer o trabalhador se sentir valorizado e fazer com que os pontos negativos tenham efeito menor na moral do mesmo. Entende-se que existem pontos a melhorar mas também existem muitos pontos positivos e por isso, o emissor o feedback confia na capacidade de melhoria do receptor.
Estratégias para Implementar o Feedback Construtivo
Agora que você já conheceu os principais modelos de feedback, é hora de escolher o modelo que mais se encaixa no momento das suas equipes e implementá-lo. Para que a implementação tenha o melhor resultado possível, se atente à:
1. Frequência e Regularidade
O feedback construtivo deve ser fornecido regularmente e para implementar uma cultura de feedback efetiva é necessário definir com qual frequência e em quais ocasiões os feedbacks serão fornecidos.
2. Especificidade e Clareza
O feedback deve ser específico e claro para que não haja dúvidas ao trabalhador sobre quais pontos ele deve melhorar, assim ele pode traçar estratégias assertivas para superar os desafios necessários. Destaque comportamentos observáveis e resultados mensuráveis.
3. Melhoria a Longo Prazo
O feedback construtivo deve ser fornecido levando em consideração o desenvolvimento do trabalhador a longo prazo, ou seja, o que ele pode mudar hoje para ser melhor no futuro, deixando de lado falhas passadas.
4. Ambiente de Confiança
Estabelecer um ambiente de confiança é crucial para que a cultura do feedback sobreviva. Os trabalhadores precisam confiar uns nos outros para fornecer e receber feedbacks construtivos e se sentirem confortáveis para buscar melhoria, sem medo de retaliações.
5. Ferramentas tecnológicas
Ferramentas tecnológicas são ótimas facilitadoras na coleta e distribuição de feedbacks, bem como na documentação desses feedbacks para traçar uma linha do tempo e entender no futuro o impacto que os feedbacks tiveram sobre os trabalhadores.
Estimular a cultura de feedback e fornecer um ambiente seguro e saudável para que os trabalhadores possam se desenvolver é crucial para alcançar melhores desempenhos nas suas equipes de obra e consequentemente obter melhores entregas. Equipes engajadas e motivadas executam com maior excelência e impulsionam o crescimento das empresas. Construa suas equipes enquanto elas constroem!
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