📅
15/04/2023 às 19:35
🕑
3 min de leitura
Falta de engajamento e motivação afeta produtividade no canteiro de obras
Entenda por que manter suas equipes da linha de frente motivadas e engajadas
Construir um projeto dentro do prazo e com qualidade é um dos principais objetivos na construção civil. No entanto, alcançar esse objetivo nem sempre é fácil, especialmente quando se trata de um setor com intenso uso de mão de obra e grande diversidade, no qual manter a equipe de trabalhadores motivada e comprometida pode ser uma tarefa desafiadora para os gestores.
De acordo com a Pesquisa Global de Experiência do Funcionário da LiveTiles de 2021, apenas 24% dos trabalhadores da construção em todo o mundo se sentem conectados ao seu local de trabalho e à sua missão, valores e propósito. Isso significa que a maioria dos trabalhadores da construção não se sentem engajados e motivados no seu ambiente de trabalho.
Mas por que a falta de motivação e engajamento pode custar caro para as empresas de construção?
Um estudo da Construction Industry Institute (CII) identificou que empresas com altos níveis de engajamento dos funcionários apresentaram uma produtividade 50% maior do que aquelas com baixos níveis de engajamento. Ou seja, a falta de motivação e engajamento tem um impacto significativo na produtividade das obras.
Além disso, a falta de motivação afeta diretamente no aumento do absenteísmo e rotatividade. Quando os trabalhadores não estão motivados, eles estão mais propensos a faltar ao trabalho ou a deixar o emprego mais facilmente. De acordo com outro estudo, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, 77% dos profissionais da área afirmaram que as organizações do setor de engenharia e construção civil não estão fazendo um bom trabalho para atrair e reter talentos. Isso pode levar a custos adicionais com contratações e treinamentos, além de dificultar a manutenção de uma equipe qualificada e experiente.
Por fim, quando os trabalhadores não estão motivados e comprometidos, eles podem se tornar negligentes em suas tarefas, resultando em maiores erros e retrabalhos. Ou seja, há uma influência direta na qualidade do projeto.
Para superar esses desafios, é fundamental que os gestores de obras invistam em estratégias e soluções que promovam a motivação e engajamento da linha de frente. Isso pode incluir reconhecer e recompensar um bom trabalho, estabelecer metas claras e desafiadoras, fornecer treinamentos e suporte, e promover uma cultura de colaboração e comunicação aberta entre a equipe.
Uma alternativa interessante é a gamificação, uma estratégia que usa elementos de jogos para incentivar a participação ativa e o desempenho dos trabalhadores. O uso de uma plataforma gamificada como a Construgame permite que os funcionários tenham uma experiência de trabalho mais dinâmica e interativa. Com o aplicativo móvel, os trabalhadores da construção podem ver suas tarefas de forma clara e ser recompensados pelo bom desempenho. Quando os profissionais entendem quais metas devem ser alcançadas e a recompensa a ser ganha, há maior esforço para atingi-las.
Além disso, ao manter os trabalhadores da construção da linha de frente conectados digitalmente, as empresas de construção se beneficiam de um senso renovado de envolvimento de suas equipes. À medida que os trabalhadores adotam as tecnologias móveis, eles se sentem mais capacitados para compartilhar feedback, conhecimento e informações. Isso, por sua vez, leva a uma maior satisfação e retenção dos colaboradores.
Portanto. ao lidar com a falta de motivação e engajamento, é possível aumentar a produtividade da mão de obra no canteiro de obras e garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo e com qualidade.
Quer saber mais sobre como estimular a motivação e engajamento das equipes nas obras? Converse conosco!
Posts relacionados