Logo
Fale com um especialistaLogin
Logo
Engajamento impulsiona competitividade e ROI no setor da Construção civil

📅

31/08/2024 às 23:59

🕑

3 min de leitura

Engajamento impulsiona competitividade e ROI no setor da Construção civil

Estudos indicam que substituir um trabalhador pode custar entre 120% e 200% do seu salário, além de que equipes desmotivadas apresentam uma queda significativa na produtividade.

No mundo dos negócios e, sobretudo, no ambiente da construção civil, muitas vezes negligenciamos um fator essencial para o sucesso de uma empresa: o engajamento das pessoas. Aqui está um esquema ilustrativo do impacto financeiro supondo um projeto de 10 milhões, prazo de 12 meses e margem de lucro de 10%:

Impacto Engajamento Em Obras

Pesquisas da Gallup evidenciam a gravidade do problema, mostrando que apenas 23% dos profissionais estão realmente envolvidos com o seu trabalho, enquanto 59% permanecem apenas cumprindo suas obrigações, no que é conhecido como "quiet quitting" ou demissão silenciosa. Mas por que essa situação é tão alarmante?

Num cenário de escassez de mão de obra, essa falta de engajamento torna-se ainda mais crítica. A falta de envolvimento não só reduz a produtividade e a eficiência das equipes, mas também tem um efeito direto no aumento de faltas, turnover (rotatividade) e em custos ocultos, como substituição de equipes. Portanto, considerando o cenário na construção civil, onde os custos são tradicionalmente elevados e a mão de obra qualificada escassa, o impacto financeiro é ainda mais expressivo. 

Estudos da consultoria Korn Ferry revelam que substituir um trabalhador pode custar até o dobro do seu salário anual. No entanto, o impacto vai além de financeiro – afeta diretamente o desempenho da equipe e, consequentemente, os resultados gerais dos projetos e da empresa como um todo.

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, mostra que trabalhadores engajados podem ser até 31% mais produtivos e são três vezes mais propensos a gerar ideias inovadoras que impulsionam o crescimento da empresa.

Isso ressalta a importância de investir em soluções de engajamento. Para apoiar esse objetivo, ferramentas como o Construgame têm ganhado destaque no mercado por sua capacidade de engajar e motivar colaboradores, maximizando seu potencial e reduzindo custos expressivos e, muitas vezes, "invisíveis" associados ao baixo engajamento.

O Construgame, uma plataforma de gestão inovadora, que promove uma experiência única em projetos de construção e manufatura, unindo recursos intuitivos de gamificação, que permitem uma otimização de desempenho de equipes, incentivando o engajamento de forma dinâmica e estratégica, desde a engenharia até os profissionais da linha de frente. 

Plataforma Construgame

Investir em soluções como o Construgame não apenas diminui custos, mas também fortalece a base de uma cultura organizacional, valorizando seu ativo mais valioso: pessoas. Ao integrar tecnologia e gestão estratégica, o Construgame lidera a transformação no engajamento de pessoas, criando uma base sólida para o sucesso de longo prazo das empresas.

Clique aqui e fale com um especialista.

 


Julia Ribeiro, Construgame

CEO e Fundadora da Construgame, graduada em Engenharia Civil pela UNESP, com sólida experiência em Lean Construction, gestão de projetos e implementação de gamificação em empresas do setor da construção civil.

 

Posts relacionados

Falta de engajamento e motivação afeta produtividade no canteiro de obras

Produtividade

Falta de engajamento e motivação afeta produtividade no canteiro de obras

Empresas com altos níveis de engajamento dos funcionários apresentaram uma produtividade 50% maior do que aquelas com baixos níveis de engajamento.

3 min de leitura

15/04/2023

Logo

Desbloqueie o máximo
potencial da sua equipe

Baixe nosso aplicativo na playstore

Contato

contato@construgame.com.br

Redes sociais

Navegue

Políticas de privacidade

© 2022 Construgame. Todos os direitos reservados.